Inauguração do largo Walter Bertolucci marca aniversário de 64 anos de Gramado

Inauguração do largo Walter Bertolucci marca aniversário de 64 anos de Gramado
18 de dezembro de 2018 admin

A inauguração do largo Prefeito Walter Bertolucci marcou a comemoração dos 64 anos de emancipação política de Gramado na manhã de sábado, 15. Líder da comissão emancipacionista e primeiro prefeito, Walter Bertolucci foi homenageado pela Câmara de Vereadores. Em projeto de lei do vereador Professor Daniel,  o espaço público em frente à Prefeitura de Gramado recebeu o nome do ex-prefeito.

O Memorial Walter Bertolucci uniu as comemorações do aniversário do Município e os 60 anos da 1ª Festa das Hortênsias – evento criado na primeira gestão de Walter – e homenageou a cidade com a entrega do Monumento da Hortênsia. Uma réplica perfeita em ferro da flor símbolo da cidade foi instalada em frente ao Paço Municipal. A obra é do artista plástico Bino Ferreira. O monumento é constituído, ainda, por uma placa com os nomes dos organizadores da 1ª Festa das Hortênsias e uma pedra, que foi doada por Valdir Cavallin e instalada pelo construtor Ivo Pimmel. O Memorial também homenageou a pesquisadora e 1ª Rainha da Festa das Hortênsias, Iraci Casagrande Koppe, com a entrega de um troféu de cristal produzido pela artista plástica Denise Gonçalves.

Com apresentação da banda da Escola Senador Salgado Filho, a solenidade festiva reuniu familiares, amigos, autoridades e a comunidade. Os filhos fizeram o descerramento da placa e da hortênsia ao lado do vereador Professor Daniel e do artista plástico Bino Ferreira. Três gerações da família Bertolucci fizeram o plantio simbólico de hortênsias. O público também foi presenteado com mudas da flor.

O vereador Professor Daniel destaca que o primeiro contato com a política partidária surgiu por convite de Walter Bertolucci. Além de retribuir o carinho pelo ex-prefeito, Daniel entende que a nomenclatura do logradouro público é uma forma de valorizar e preservar a história de Gramado.

O filho mais velho, Perciano, agradeceu em nome da família Bertolucci. Para Perciano, o local escolhido para homenagear o pai é muito enblemático: na frente da Prefeitura e do posto de combustíveis, o antigo Posto Itu, que foi de propriedade de Walter nas décadas de 1950 e 1960. “Não havia uma homenagem para nosso pai. É um espaço singelo, mas muito apropriado. Fica na frente da prefeitura e do posto em que ele atendeu a comunidade e os turistas por muitos anos”, diz.

Já o prefeito Fedoca Bertolucci, filho mais novo de Walter, recordou a infância no tempo em que entregava jornal na residência de Oscar Knorr. “Na época, meu pai e Oscar Knorr planejavam a Festa das Hortênsias”, lembra.

Depois, a 1ª Rainha das Festa das Hortênsias, Iraci Casagrande Koppe, recebeu uma homenagem do Memorial Walter Bertolucci, que foi entregue pela filha, Arlete. Iraci repetiu o gesto de quando foi coroada há 60 anos: dividiu o prêmio com a 2ª Rainha, Maria Luiza Zatti Haas, que estava presente no evento, e com todas as soberanas ao longo das 12 edições. “O reconhecimento é para todas que ajudaram a divulgar o turismo de Gramado”, compartilha.