O Projeto

O legado do primeiro prefeito de Gramado

Walter Bertolucci será relembrado 10 anos após sua partida (1921/2008).

Projeto

O projeto Memorial Walter Bertolucci é um conjunto de ações em busca da valorização das origens da nossa cidade, trazendo a luz nomes que ajudaram a construir Gramado (como Leopoldo Rosenfeldt, por exemplo).  Contudo, sabe-se da relevância de Walter Bertolucci neste contexto, não apenas por sua forte influência política (junto a nomes como Leonel Brizolla e João Goulart), mas por sua visão extremamente arrojada e empreendedora em favor do desenvolvimento de Gramado.

Ações

O projeto Memorial Walter Bertolucci engloba uma série de ações de cunho histórico e também de caráter social, buscando perpetuar este que foi um de seus maiores legados. Uma exposição iconográfica sobre vida e obra do líder da comissão emancipacionista de Gramado, a edição de um livro e da inauguração de um monumento também estão previstas. As homenagens terão desdobramentos de cunho cultural, educacional, ambiental e histórico buscando envolver todas as gerações de gramadenses.

Realização

O projeto Memorial Walter Bertolucci é desenvolvido e financiado integralmente pela família Bertolucci, como forma de prestar reconhecimento público a este que foi um dos grandes idealizadores de Gramado. A direção editorial e de comunicação é assinada pelos jornalistas Adriana Silveira e Halder Ramos.